O brincar como criação espacial
O fazer manual como forma de pensar o mundo
Trabalho de conclusão de curso de Júlia Carvalho Passos, para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais
O presente trabalho é uma tentativa de costura das reflexões, surgidas a partir de algumas experiências ao longo da graduação em Arquitetura e Urbanismo, acerca das possibilidades que a arquitetura oferece à educação, se considerada como um potencializador das construções que a aproximação da cultura da infância reflete para a arquitetura, quando se permite a expressão livre do brincar.
A linha e o fazer manual, fizeram parte do projeto gráfico do livro do começo ao fim. O elemento gráfico que aproximou o digital do feito à mão, foi o tracejado, remetendo ao ponto de bordado alinhavo, como se Júlia estivesse costurando sua narrativa no decorrer do trabalho. 
No miolo, foram utilizados papéis artesanais feitos pelas mãos de Iago e Papel do Quintal, eles foram inseridos na separação dos capítulos iniciais, e os tecidos bordados por Júlia dividem os temas principais do projeto: o fazer com as mãos, a dimensão do brincar e do aprendizado, arquitetura da infância e escola e artesanato. O avesso dos bordados também aparecem, fazendo parte da criação.
Temos um diagrama que se desdobra, registrando as diversas experiências de Júlia, tanto no meio acadêmico como em outras áreas, a separação foi feita por categorias: autonomia construtiva, construção na prática, pensar espaços infantis, autonomia construtiva da criança e pensar o espaço urbano com as crianças.
Já na capa, utilizamos um tecido mais neutro com bordado, para representar as criações da infância. E como arremate foi utilizada a costura japonesa. Tudo feito por vários "nós", nós das linhas, e nós, pela parceria do trabalho em conjunto com Júlia, nos bordados, no acompanhamento gráfico e nos acabamentos do livro.​​​​​​​
mãos de júlia furando o livro para encadernação. mesmas mãos que tiraram as fotografias do livro aqui inseridas.

Projeto gráfico, diagramação, produção gráfica e ilustração capa: Jéssica Kawaguiski 
Bordados: Júlia Passos  
Papéis artesanais: Iago Oliveira e Papel do Quintal
Revisão: Gil de Freitas
Encadernação e acabamentos: Jéssica Kawaguiski e Júlia Passos
Bordado capa: Jéssica Kawaguiski e Júlia Passos
2019​​​​​​​
Back to Top