Jéssica Kawaguiski é uma artista nipo-brasileira, formada em Design pela UFMG, e técnica em Comunicação Visual pelo SENAI MG. Tem vivência em projetos do terceiro setor a mais de oito anos, também atua com ilustração, bordado, criação visual, design colaborativo, e projetos com grupos culturais e artesãs. De 2018 até 2021 integrou o coletivo Flores do Morro coordenando atividades de design, bordado e estêncil; também desenvolveu atividades de gestão; articulação com parceiros, comunidade e fornecedores; gerenciamento de redes sociais e captação de recursos. Esteve como designer e arte-educadora na AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs de 2016 até 2023. E dentro da AIC, atuou de 2018 até 2023 no Programa Conexão Comunidade, voltado para educação patrimonial, que buscava criar espaços para reflexão, qualificação e fortalecimento dos fazeres de comunidades escolares e agentes culturais, voltados à salvaguarda e transmissão de patrimônios locais de diversas cidades do Brasil.
O Programa Conexão Comunidade foi medalha de prata no prêmio BDA - Brasil Design Award 2022, categoria Design Social, subcategoria Inclusão e Diversidade e no mesmo ano, também foi finalista no prêmio Ibero-Americano de Inovação e Pesquisa Educacional, categoria Diversidade/Grupos vulneráveis. Responsável pelas ilustrações, design, arte-educação e produção gráfica.
Ganhou medalha de prata no BDA - Prêmio Brasileiro de Design de 2023, com o livro "Jurema: mulheres (re)escrevem a cidade", categoria Design Editorial, subcategoria Autopublicações e Edições Limitadas. Responsável pela capa, projeto gráfico, diagramação, alguns bordados internos do livro e produção gráfica.
Ficou em 2º lugar na categoria "Artes Visuais" no Prêmio Literário da Ponte pra cá: a margem, em 2023.
Back to Top